VI Seminário Direito Penal e Democracia

Polícia para quem precisa: Desafios para a segurança pública no Brasil 

As discussões acerca dos problemas referente a segurança pública no Brasil, sempre existiram, porém de um determinado período para cá, vem se intensificando expondo ainda mais as problemáticas dessa questão.
Nesse contexto, ante este debate , o grupo de estudos e pesquisas: ” Direito Penal e Democracia” vem propor ao mundo jurídico, às ciências sociais e ao público como um todo, um evento: “Polícia para quem precisa: desafios para a segurança pública no Brasil.”, que terá como objetivo, abordar especificamente este tema tão recorrente.
Neste evento, teremos a presença de  grandes nome das Ciências Criminais no Brasil, sem contar que teremos ainda a apresentação de artigos extremamente relevantes abordando, diversos eixos da temática.

  • Criminologias e Subjetividades
  • Estado, Política Criminal e Loucura
  • Teoria do Direito Penal

Autor Corporativo

Universidade Federal do Pará – UFPA

Endereço: R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110

Equipe Editorial

PROFA. DRA. Luanna Tomaz de Souza

PROFA. DRA. Flávia Cristina Silveira Lemos

PROFA. MA. Lorena Santiago Fabeni

PROFA. MA. Verena Holanda de Mendonça Alves

Periodicidade
Publicação Anual

Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
Email: direitopenaledemocracia@gmail.com

Comissão cientifica 

 

PROFA. DRA. Luanna Tomaz de Souza

PROFA. DRA. Flávia Cristina Silveira Lemos

PROFA. MA. Lorena Santiago Fabeni

PROFA. MA. Verena Holanda de Mendonça Alves

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Direito Penal e Democracia” resolve tornar público o presente edital de seleção de trabalhos para o “VI SEMINÁRIO DIREITO PENAL E DEMOCRACIA – POLÍCIA PARA QUEM PRECISA: DESAFIOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA”, que ocorrerá na Cidade de Belém-PA, na Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017.

 

  1.         DASINSCRIÇÕESE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO. 

1.1      A inscrição para submissão de Artigos Científicos ao Seminário será realizada exclusivamente por meio do envio do trabalho para o email: direitopenaledemocracia@gmail.com até o dia 01 de outubro de 2017 (prazo expandido).

1.2      A apresentação de trabalhos no Seminário depende de prévia submissão e aprovação das propostas, bem como de inscrição confirmada no evento.

1.3      Os textos completos devem ser enviados para um dos seguintes eixos temáticos:

1.3.1          Estado, Política Criminal e Segurança Pública: tem como objetivo refletir sobre as formas de intervenção do Estado na formulação e implantação das políticas criminais brasileiras em sua relação com a segurança pública no Brasil e na particularidade do Pará, na Região Amazônica.

1.3.2          Teoria do Direito Penal: Tem como objetivo viabilizar uma rediscussão da dogmática penal, mostrando que o modelo positivista, tradicionalmente utilizado, baseado na crença da lei ordinária e no estudo de manuais e textos produzidos a partir do senso comum teórico, precisa ser superado por outro que seja baseado na interpretação da Constituição da República Federativa do Brasil e na análise crítica e interdisciplinar.

1.3.3          Violência, Cidadania e Direitos Humanos: Volta-se a análise das conflitualidades sociais. Tem como objetivo analisar os impactos da violência sobre os indivíduos e a participação dos sujeitos no processo penal.

1.3.4          Criminologias e Subjetividades: Objetiva problematizar questões ligadas à construção do sujeito enquanto processo inextrincavelmente relacionado às relações de poder na sociedade, sejam elas institucionais ou cotidianas. Objetiva a articulação da produção de saberes na relação entre psicologia, justiça e criminologia.

1.4.     A lista contendo os Artigos Científicos selecionados para apresentação no Seminário será divulgada no dia 13 de outubro de 2017, na página eletrônica: www.direitopenaledemocracia.com.br e por meio de correspondência para os endereços virtuais informados pelos(as) autores(as) das produções textuais.

1.5.     Os trabalhos aprovados poderão ser divulgados através do endereço eletrônico do Grupo de Estudos e Pesquisas Direitos Penal e Democracia.

 

  1.         DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 

2.1       Os Artigos Científicos recepcionados pela Comissão Organizadora serão encaminhados para avaliação no âmbito do Comitê Científico constituído pelos(as) docentes pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Direito Penal e Democracia; 

2.2       O Artigo Científico deverá ser apresentado em dois formatos de arquivo: um em Word sem qualquer identificação do autor e/ou co-autores (se houver, no máximo 3) e um em formato Portable Document Format (pdf) com todas as informações necessárias a identificação (nome, contato eletrônico, titulação e instituição) em página separada.

  1.         DO FORMATO DOS RESUMOS E TRABALHOS 

3.1 Os Resumos e Artigos Científicos enviados deverão respeitar as seguintes normas de formato:

3.1.1   Devem ser inéditos;

3.1.2 Possuir de 15 a 30 laudas no formato word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,5 cm; Margem: superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direito – 2 cm);

3.1.3   Título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 12, centrado, letras maiúsculas, em negrito;

3.1.4   Nome completo do autor e dos co-autores (se houver, no máximo 3), titulação e instituição de origem, contato eletrônico: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhado a direita;

3.1.5   Palavras-chave (mínimo de 1 e máximo de 5 separadas por ponto): fonte Times New Roman, tamanho 12;

3.1.6   Conter Resumo na língua portuguesa e estrangeira (serão admitidas inglês, francês, italiano e espanhol), com no mínimo 100 palavras, informando o Objetivo, a formulação do Problema de Pesquisa, a indicação da Metodologia, bem como a Conclusão central revelada pela investigação.

3.2       No corpo do texto, as referências deverão seguir o sistema “autor-data”. Somente ao final do texto é que deverão constar as referências sendo de acordo com as normas da ABNT.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS.

4.1      Não haverá recurso das decisões sobre admissão ou não e aprovação ou não dos Resumos e Artigos Científicos submetidos à avaliação.

4.2     O Comitê Científico se reserva no direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Seminário.

4.3 Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail:  direitopenaledemocracia@gmail.com

Belém, 25 de maio de 2017.

Profa. Dra. Luanna Tomaz de Souza

Coordenadora do comitê científico

Responsável
Email: direitopenaledemocracia@gmail.com

Artigos 

MULHERES NEGRAS, SEGURANÇA PÚBLICA E RACISMO INSTITUCIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ

ALESSANDRO SOBRAL FARIAS

METRÓPOLES E FAVELAS – O PREÇO DO PROGRESSO E A LUTA PARA PERMANECER NA CIDADE

Nílvya Cidade de Souza

CUSTÓDIA NAS MEDIDAS DE SEGURANÇA E RACISMO INSTITUCIONAL NO BRASIL

João Vinicius Marques

MULHERES E TRÁFICO (DES)PRIVILEGIADO: CRIMINOLOGIA FEMINISTA E A HENDIONDEZ NÃO ANUNCIADA

Tainá Ferreira e Ferreira

CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS À ATRIBUIÇÃO DE PRESUNÇÃO DE VERACIDADE AO TESTEMUNHO POLICIAL NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: UMA QUESTÃO DE DEMOCRACIA

Camila Fronza de Camargo
Willian Carneiro Bianeck

CRIMES MILITARES POR MEIO DA TECNOLOCIA DA INFORMAÇÃO: O DELITO INFORMÁTICO E AS INFLUÊNCIAS NAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS NA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ.

Jorge Fabricio dos Santos

DISCRIMINAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO ÂMBITO CRIMINAL À LUZ DA LEI 13.146/2015

Domingos do Nascimento Nonato
Raimundo Wilson Gama Raiol

FEMINICÍDIO E SIMBOLISMO PENAL

FERNANDA VALENTE DIAS ULIANA

OS INSTRUMENTOS DOS PSICÓLOGOS NO DIREITO PENAL BRASILEIRO TEM O DEVIDO RESPEITO NUMA DECISÃO JUDICIAL?

Leandro Reis da SILVA

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E VIOLÊNCIA: ENTRELAÇADOS EM NOME DA SUPOSTA GARANTIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Domingos do Nascimento Nonato
Raimundo Wilson Gama Raiol

SUBNOTIFICAÇÃO DO CRIME DE ESTUPRO: ANÁLISE JURÍDICA E FÁTICA DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER

JESSICA LETÍCIA BARROS RODRIGUES
VIDA EVELYN PINA BONFIM FERREIRA

ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E TIPIFICAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

ANATOMIA DA FORMAÇÃO E MODO DE ATUAR DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa