V Seminário Direito Penal e Democracia

Direitos e Resistências Democráticas 

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2016 foi realizado, em Belém, o V Seminário Direito Penal e Democracia, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia, com o tema: “Direitos e Resistências Democráticas”. O evento contou com diversos palestrantes nacional e locais que refletiram sobre as diferentes estratégias de resistência diante das diversas violações de direitos do contexto atual, em especial no sistema de justiça criminal. Os anais reúnem artigos apresentados nos quatro grupos de trabalho: “Estado, Política Criminal e Segurança Pública“, “Teoria do Direito Penal“, “Violência, Cidadania e Direitos Humanos” e “Criminologias e Subjetividades“.

  • Estado, Política Criminal e Segurança Pública
  • Teoria do Direito Penal
  • Violência, Cidadania e Direitos Humanos
  • Criminologias e Subjetividades

Autor Corporativo

Universidade Federal do Pará – UFPA

Endereço: R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, 66075-110

Equipe Editorial

PROFA. DRA. Luanna Tomaz de Souza

PROFA. MA. Lorena Santiago Fabeni

Me. Yúdice Randol Andrade Nascimento

Esp. Vladimir Augusto de Carvalho Lobo Avelino Koenig

Periodicidade
Publicação Anual

Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
Email: direitopenaledemocracia@gmail.com

Comissão cientifica 

 

PROFA. DRA. Luanna Tomaz de Souza

PROFA. MA. Lorena Santiago Fabeni

Me. Yúdice Randol Andrade Nascimento

Esp. Vladimir Augusto de Carvalho Lobo Avelino Koenig

EDITAL Nº: 001/2016

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Direito Penal e Democracia” resolve tornar público o presente edital de seleção de trabalhos para o “V SEMINÁRIO DIREITO PENAL E DEMOCRACIA – DIREITOS E RESISTÊNCIAS DEMOCRÁTICAS”, que ocorrerá na Cidade de Belém-PA, na Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, nos dias 17 e 18 de novembro de 2016.

1. DAS INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO.

1. A inscrição para submissão de Artigos Científicos ao Seminário será realizada exclusivamente por meio do envio do trabalho para o email: direitopenaledemocracia@gmail.com até o dia 24 de setembro de 2016.
2. A apresentação de trabalhos no Seminário depende de prévia submissão e aprovação das propostas. Podem apresentar propostas docentes e discentes vinculados ao ensino de graduação ou programas de pós-graduação lato e stricto sensu, de qualquer área de conhecimento vinculados a centros de pesquisa, faculdade, universidades ou centros universitários.
3. Os textos completos devem ser enviados para um dos seguintes eixos temáticos:

  • Estado, Política Criminal e Segurança Pública: tem como objetivo refletir sobre as formas de intervenção do Estado na formulação e implantação das políticas criminais brasileiras em sua relação com a defesa do bem jurídico segurança pública; analisar os indicadores das ocorrências criminosas e da criminalidade em face da intervenção do Poder Público; discutir a eficácia e efetividade das políticas de segurança pública no Brasil e na particularidade do Pará, na Região Amazônica.
  • Teoria do Direito Penal: Tem como objetivo viabilizar uma rediscussão da dogmática penal, mostrando que o modelo positivista, tradicionalmente utilizado, baseado na crença da lei ordinária e no estudo de manuais e textos produzidos a partir do senso comum teórico, precisa ser superado por outro que seja baseado na interpretação da Constituição da República Federativa do Brasil e na análise crítica e interdisciplinar.
  • Violência, Cidadania e Direitos Humanos: Volta-se a análises da conflitualidade social. Tem como objetivo analisar os impactos da violência sobre os indivíduos e a participação das vítimas no processo penal. Aprofunda-se nos estudos sobre a questão criminal (particularmente a criminalidade violenta) e a relação entre Direito, Sociedade e Administração da Justiça, procurando criar um espaço propício para refletir sobre o lugar da Justiça criminal em uma sociedade democrática.
  • Criminologias e Subjetividades: Objetiva problematizar questões ligadas à construção do sujeito enquanto processo inextrincavelmente relacionado às relações de poder na sociedade, sejam elas institucionais ou cotidianas. Objetiva a articulação da produção de saberes na relação entre psicologia, justiça e criminologia.

4. A lista contendo os Artigos Científicos selecionados para apresentação no Seminário será divulgada no dia 18 de outubro de 2016, na página eletrônica: www.direitopenaledemocracia.com.br e por meio de correspondência para os endereços virtuais informados pelos(as) autores(as) das produções textuais.

2. DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Os Artigos Científicos recepcionados pela Comissão Organizadora serão encaminhados para avaliação no âmbito do Comitê Científico constituído pelos(as) docentes pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Direito
Penal e Democracia;
2.2 O Artigo Científico deverá ser apresentado em dois formatos de arquivo: um em Word (sem qualquer identificação do autor e/ou co-autor) e um em formato Portable Document Format (pdf) com todas as informações necessárias a identificação (nome, contato eletrônico, titulação e instituição) em página separada, de acordo com o item 3.1.

3. DO FORMATO DOS RESUMOS E TRABALHOS

3.1 Os Resumos e Artigos Científicos enviados deverão respeitar as seguintes normas de formato:

  • Devem ser inéditos;
  • Possuir de 15 a 20 laudas no formato word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,5 cm; Margem: superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direito – 2 cm);
  • Título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 12, centrado, letras maiúsculas, em negrito;
  • Nome completo do autor e co-autor (se houver), tamanho 12; alinhado à direita abaixo do título, com nota de rodapé informando titulação, instituição de origem, contato eletrônico;
  • Palavras-chave (mínimo de 1 e máximo de 5 separadas por ponto): fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Conter Resumo na língua portuguesa e estrangeira (serão admitidas inglês, francês, italiano e espanhol), com no mínimo 100 palavras, informando o Objetivo, a formulação do Problema de Pesquisa, a indicação da Metodologia, bem como a Conclusão central revelada pela investigação.

3.2 No corpo do texto, as referências deverão seguir o sistema “autor-data”. Somente ao final do texto é que deverão constar as referências sendo de acordo com as normas da ABNT.

4. COMISSÃO CIENTÍFICA

  • Profa. Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos
  • Prof. Dr. Hélio Luiz Fonseca Moreira
  • Profa. Dra. Lorena Santiago Fabeni
  • Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
  • Profa. Dra. Luanna Tomaz de Souza
  • Prof. Me. Yudice Andrade
  • Prof. Me. Paulo Juaci de Almeida Brito

5. DISPOSIÇÕES FINAIS.

1. Não haverá recurso das decisões sobre admissão ou não e aprovação ou não dos Resumos e Artigos Científicos submetidos à avaliação.
2. O Comitê Científico se reserva no direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Seminário.
3. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail: direitopenaledemocracia@gmail.com

Responsável
Email: direitopenaledemocracia@gmail.com

 

Artigos 

Realização de procedimentos do Inquérito Policial Militar fora do território brasileiro- utilização da cooperação jurídica internacional.

Jorge Fabricio dos Santos

ROMPENDO FRONTEIRAS A NECESSIDADE DE UMA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA NAS CIÊNCIAS CRIMINAIS E NA CRIMINOLOGIA CRÍTICA

Roberta Amaral Damasceno
Vitória de Oliveira MonteiroTwig Santos Lopes

A (res) socialização de detentos do sistema penitenciário do Estado do Pará sob o enfoque do projeto conquistando a liberdade

Gilcilene do Socorro Gusmão de Almeida
Suzana Moura Lima
Jorge Luiz Oliveira dos Santos

A quebra de vidros e de corpos: A tática Black Bloc e a Repressão no contexto do Brasil após as Jornadas de Junho de 2013.

Roberta Amaral Damasceno
Vitória de Oliveira Monteiro

MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES PENAIS E NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Thais Viana de Alencar

O DIREITO À VISITA INTIMA DAS ADOLESCENTES SUBMETIDAS À MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

Stheffany Nayara

CONTROLE ESTATAL, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: O “CASO AMARILDO”

Joana Maria dos Santos Ferreira

INJUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS E PRIMITIVISMO - Uma ameaça ao Estado Democrático de Direito

Beatriz de Oliveira Pereira
Matheus Thiago Carvalho Mendonça

A liberdade do estado para criar tipos penais e suas limitadoras extras constitucionais.

Luiz Carlos Soares da Silva

O Direito à Maternidade e a Intervenção Estatal na Unidade Materno Infantil em Ananindeua no Estado do Pará

Krysna Cristina Monteiro Alves
Paula Danyela Costa de Oliveira